10 provas de que você tem tempo pra ler

– Nossa, mas onde vocês arrumam tanto tempo pra ler?

A gente escuta muito isso. De fato, lemos muito, mas garanto que não temos nenhuma geringonça esticadora de horas escondida atrás das estantes. A gente simplesmente aproveita o pouco tempo livre que aparece pra enfiar a cara no livro, o que significa muitas vezes priorizar a leitura sobre outras atividades. Mas estamos longe de sermos ermitões, e a leitura divide muito espaço com shows, cinema, museus, exposições e seriados no NetFlix (viu? Não somos ETs). Aqui vai uma pequena lista prática de oportunidades para ler. Divirta-se!



1) Carro pra quê??
IMG_4616


Tem gente que perde tempo no transporte p
úblico, eu digo que ganho. Em vez de passar horas no volante praguejando contra o trânsito, circular de ônibus e metrô é garantia de tempo disponível para leitura. Em média, a viagem no busão dura uns 45 minutos, só uns 10 minutos mais do que se eu fosse ao trabalho de carro. São 45 minutos diários dedicados exclusivamente à leitura, contra 35 minutos que seriam perdidos ao volante. A escolha é fácil, né não? Faço horários alternativos, então também tenho a vantagem de quase sempre ir sentada o caminho inteiro.

2) Enquanto houver fila, haverá leituraIMG_4614

Fila de banco, fila no consultório, fila no laboratório, fila na espera do restaurante. Olhaí, quanto tempo pra ler que você andava desperdiçando. Em vez de ficar entendiado, atualizando a timeline do Facebook a cada 30 segundos e praguejando no Twitter contra a burocracia e tudo-isso-que-está-aí, leia um livro. Vai te fazer bem.

3) No cinema
IMG_4864[1]

Se você vai ao cinema, programe-se pra chegar com antecedência. Compre seu ingresso tranquilamente e espere a sessão começar degustando seu cappuccino enquanto as hordas lá fora se digladiam pelos últimos ingressos na fila da bilheteria. É uma delícia. Uma das minhas grandes saudades é fazer isso no Café Castigliani, no Cinema da Fundação, no Recife.


4) Viagens literárias
IMG_2547


Aviões são aqueles negócios que servem pra gente ler enquanto nos levam a um lugar distante. Posto isso, aproveite a viagem pra curtir um livro. Vai ser muito melhor do que ficar olhando pro cocoruto do passageiro à sua frente, enquanto espera o serviço de bordo entregar aquele pacote minúsculo de amendoins à guiza de refeição. Eu também consigo ler no carro, mas não recomendo pra quem costuma enjoar.


5) Na praia, na piscina, no parque, no campo
IMG_4659

Já que falamos em férias, é bom lembrar que a leitura combina com uma série de outras atividades de lazer. Leia entre um mergulho e outro. Leia deitado na grama. Leia equanto pega aquele bronze na beira da piscina. Ninguém vai mandar te prender por perturbar a ordem pública.


6) Leia junto

IMG_4610

Às vezes saímos cada um com um livro para cafés, restaurantes, parques, praias. Às vezes, isso inclui meus dois enteados. Imagine, quatro criaturas sentadas juntas, mas cada uma em sua própria bolha de leitura. Sinto que algumas pessoas olham enviesado, estranhando o “isolamento”. De longe, parece uma família que não tem assunto pra conversar. Quando fazemos isso, estamos criando assunto pra conversar, e muito, em centenas de outras oportunidades. Sem falar que ler junto é uma ótima maneira de observar, em primeira mão, as reações que um livro causa na outra pessoa. Os risos contidos, as gargalhadas, as revoltas, os estranhamentos. Ler junto é combustível.

7) Estádios de futebol – menos em São Paulo
Quase tive um livro apreendido na entrada do estádio do Juventus, alguns meses atrás. Fui informada pelo polícial de que não poderia entrar com papel, produto considerado altamente perigoso nas aglomerações futebolísticas. Mas era o Juventus, era uma manhã de domingo, era um jogo família, eu fiz cara de quem não ia tocar fogo em nada e ele acabou deixando. Se você chega cedo pra ver um jogo, porque não quer ter enrosco na entrada do estádio, um livro pode ser uma ótima companhia. Cansei de fazer isso na Ilha do Retiro e recomendo.

8) De noite, na cama
IMG_4595

Lanterninhas de leitura seriam a segunda melhor invenção da humanidade depois do queijo coalho, não fosse o Kindle. Mas, ranking à parte, as duas coisas têm a grande utilidade de permitir a leitura na cama, à noite, no escurinho do quarto. Funcionam muito melhor do que luminárias de cabeceira e garantem minutos preciosos de leitura antes do soninho. As nossas lanternas são Energizer e estão durando bastante. Só precisa trocar as pilhas de vez em quando. E o Kindle, se um dia for comprar um, que seja o Paperwhite, que tem a tela iluminada. Faça-se esse favor.

9) No restaurante
IMG_4636


Você tem uma hora de almoço, mas come em 15 minutos. O que fazer com o tempo restante?
Rá!


10) Tenha um livro por perto, sempre.
IMG_1488

Se você sempre carregar um livro com você, as chances de ler vão se multiplicar exponencialmente. Escolho minhas bolsas do dia a dia segundo o tamanho – tem que ser suficiente para caber um livro. Mas quando o livro é grande, também uso uma das dezenas de sacolinhas retornáveis de pano que a gente ganha por aí, especialmente em festas literárias. Quando o livro vai na bolsa, coloco ele dentro de uma bolsinha menor, de pano, pra evitar que ele se danifique no contato com as outras tralhas. Mas também escolho livros como quem escolhe roupas: “esse grandão bonitão de capa dura super fashion é pra ler em casa, na cama”. “Esse pequeno, leve e floral vai pra rua comigo, combina com a primavera”. “Essa primeira edição de Guimarães Rosa não sai de casa nem fudendo – nãotocanessaporra!” – e por aí vai.


É isso. Leve seus livros pra passear, eles vão gostar. E você também. 

24 comentários sobre “10 provas de que você tem tempo pra ler

  1. Renata, é exatamente, do mesmíssimo jeito que leio. Nestas brechas, nestas oportunidades. Tenho sempre um livro comigo e raramente me aborreço se tiver que esperar, a menos que tenha de buscar meus filhos na escola. Leio no ônibus, no café, na sala de espera do consultório médico. E, quando estou com meus filhos, leio com e para eles.

    Curtir

  2. Totalmente isso. Querer ler é encontras brechinhas sempre. E ter sempre um livro na bolsa, ainda que não saibamos se conseguiremos ler naquele momento! rs

    Curtir

  3. Muito bom sua postagem, a pergunta que mais escuto. Definiu bem, utilizamos de qualquer hora vaga para embarcar na leitura, enquanto uns jogam conversa fora, ficam no celular, ou nada fazem, estamos lendo.

    Adorei seu Blog

    Curtido por 1 pessoa

  4. Texto perfeito, só discordei do queijo coalho, mas isso é questão de gosto (rsrsrs).
    Tenho uma prancheta de papel onde amarrei um barbante com um contrapeso na outra ponta. Prendo nela uns dois artigos ou crônicas de jornais ou revistas semanais e levo para o banho. Passo a corda por sobre o vidro do box e leio dois artigos por dia. Com um pouco de controle não fica anti-ecológico. É só se policiar. (Por falar nisso, também já fui barrado em estádio…) Em um ano, quanto a mais eu li? Parabéns pelo belo texto.

    Curtido por 1 pessoa

  5. Parabéns pelo texto Renata ! Já escutei várias vezes em casa : mas você não sabe sair sem algum livro? Ler tuas dicas foi pura identificação. … Isso mesmo…. Ler é simplesmente combustível para melhor viver…. abraços! !!!

    Curtir

  6. Oi Renata,
    Excelente post, já estou compartilhando com os amigos que sempre inventam desculpas para não ler. Alguns são até criativos para inventar desculpas. Você me representa, é assim que consigo colocar as leituras em dia. Parabéns pelo post.
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário