O Lombada Quadrada é feito nas horas vagas. Não ganhamos dinheiro com ele, mas o blog tem alguns custos fixos, que pagamos do nosso bolso. Se considera o nosso trabalho relevante, veja abaixo como nos ajudar.
Compre itens de escrita e papelaria por nosso link na Amazon
Muitos anos atrás, paramos de indicar links da Amazon para compra dos livros resenhados, pois entendemos que as práticas predatórias da empresa neste setor prejudicam editoras e livrarias. Você ainda encontrará links perdidos em posts antigos, mas continuamos sugerindo que deem preferência às livrarias ou que comprem direto nos sites das editoras.
Sabemos que às vezes os descontos da Amazon são o que viabiliza o acesso de uma pessoa a um determinado livro – e nunca vamos julgar ninguém por isso. Nós mesmos continuamos comprando para Kindle ou quando o livro que queremos não pode ser encontrado em outro lugar. Só não queríamos ganhar dinheiro com isso.
Aqui, indicamos links de itens de papelaria que Renata usa para fazer anotações de leitura. São itens industrializados em grande escala, com outra relação comercial e logística. Materiais que usamos efetivamente em nossas anotações e marcações – portanto, testados. Comprando por estes links, nós recebemos uma pequena comissão – e não prejudicamos ninguém. Aí vão as indicações:
Marcadores Stabilo Boss Nature Colors
Os melhores marcadores que já testei, com cores incríveis, para fugir daqueles neons padronizados, feios e totalmente sem graça. Vêm em estojos ou avulsos. O que me irrita em marcadores muito baratinhos é que a tinta acaba antes do livro. Neste caso, eu li a Odisseia inteira, marcando vários trechos usando uma caneta só, e ela continua bem tintada. Vale muito a pena.

Lápis de cor Supersoft Faber Castell
Eu adoro marcar livros com lápis de cor e régua. Testei vários, e o que mais gosto é a linha Supersoft da Faber Castell. Ele realmente solta bastante pigmento sem muita força. É macio também de apontar e – o que pra mim é muito importante – não fica todo quebrado por dentro com qualquer batidinha. A Faber vende estojos com vários tipos de paletas – só frias, só quentes, tons da natureza, cores neutras, metálicas, tons de pele etc. Aí vai do gosto pessoal. No link tem várias opções disponíveis.
Post-it marca página
Ultimamente eu tenho curtido muito duas cartelas de post-its marca páginas que comprei no Brás, em uma fornecedora de papelarias. O que gosto muito são as cores, pouco comuns, e o fato de que a parte adesiva é transparente, enquanto só a ponta (que fica pra fora da página) é colorida. Assim, o adesivo não cobre o texto. Achei estes similares na Amazon:
Canetas
Eu costumo fazer anotações da leitura em uma folha solta que eu deixo dobrada dentro do livro mesmo. Especificamente pra isso, eu prefiro canetas de escrita bem fina, porque anoto rápido, sem linhas, e gosto de deixar a letra pequena. As canetas Muji são imbatíveis pra isso. Comprei algumas numa viagem a Barcelona, muitos anos atrás, junto com alguns refis, e as uso até hoje. Só esse ano descobri qual era a marca e que dá para comprar no Brasil. Infelizmente, são um pouco caras agora. Só pelo fetiche, vou colocar também links de duas canetas tinteiro que eu gosto bastante, embora use pouco.

Muji – 9 canetas pretas, azuis e vermelhas
Tinteiro Kaküno (tem opções de ponta fina e média)
Tinteiro Pelikano Up (escrita bem grossa)

