[UPDATE IMPORTANTE: Pessoal, o Planner de Leitura de 2026 já está disponível. Como tinha muita gente acessando o arquivo antigo direto pelo Google, eu o tirei do ar para que as pessoas não fiquem com um conteúdo desatualizado. #pas]
Ano passado, bem despretensiosamente, usei toda a minha perícia no manejo do Canva para fazer um planner de leitura bem simplinho, vocês lembram? Era só uma folha com um calendário do ano e outra para anotar os livros lidos. Ficou bonitinho, é verdade, e muito me ajudou a recuperar o hábito de leitura em 2024: pela primeira vez desde 2019, bati minha meta de leitura e encaçapei 64 livros, totalizando mais de 13,5 mil páginas.
A meta diária era bem modesta – e realista – de ler pelo menos 20 minutos por dia, o que foi fundamental para recuperar o ritmo de leitura de anos atrás. Marcar as datas no planner ajudou a não desanimar. Para não me perder com redes sociais e jogos de celular nos dias de maior dispersão, adotei a técnica de deixar o telefone longe do alcance e colocar um timer pra marcar os 20 minutos (outra coisa que ajudou foi ter reduzido os dias de home office ao mínimo, pois eu leio bem no transporte público). Deu bem certo e eu consegui ler 347 dias este ano.

Aparentemente outras 266 pessoas também acharam que o planner foi uma boa ideia, pois este é o número de downloads que o arquivo teve ao longo do ano todo, uma quantidade incrível considerando a divulgação bem modesta, feita só em janeiro. Isso me animou para elaborar uma nova versão para 2025, mais completa, embora ainda bem simples.
Então o post é esse, minha gente: eis o Planner de Leitura 2025 do Lombada Quadrada! (O download é grátis. Baixe no final do texto).




Me empolguei um pouco e inventei várias novidades:
– Agora o Planner é em formato de agenda mensal.
– Tem espaço para anotar a data de início e de fim da leitura.
– Tem espaço para anotar os livros comprados no mês.
– Lista de desejos de leitura para 2025 e ideias para 2026.
– O calendário de hábito de leitura agora é real, ou seja, as datas correspondem aos dias da semana deste ano.
– Mantive as estrelas pra você anotar o quanto você gostou da leitura.
Mas a GRANDE novidade vem agora: o planner virou uma brochura de 32 páginas, bem fácil de montar. Você só vai precisar de 8 folhas de papel A4 e de uma impressora que faça frente e verso. Imprimiu, dobrou, tá pronto!
É realmente muito simples, mas também incluí instruções de montagem no arquivo. Ao visualizar o documento, vai parecer que tem algo errado na ordem das páginas, mas confia: quando você dobrar, vai dar bom.
Se quiser, dá pra improvisar uma capa com um papel mais grosso e até elaborar um pouco mais. No vídeo abaixo, eu mostro algumas possibilidades de encadernação rápida, começando com a mais simples possível, que é apenas amarrar as folhas com um barbante na dobra.
Eu já comecei a usar o meu e Carlos também. Pessoalmente, já tenho algumas observações anotadas para melhorar na edição do ano que vem. Mas adoraria saber a opinião de vocês nos comentários.
Um 2025 de muitas leituras para todas nós. 🙂
Acesse o Planner de Leitura 2026 do Lombada Quadrada.
Olá Renata, gostei muito deste Planner! Preciso resgatar meu hábito de leitura, eu baixei deste ano, mas vou esperar o de 2026, se você disponibilizar. Obrigada por sua dedicação. Abs, Regina
CurtirCurtir