O planner de leitura 2026 do Lombada Quadrada

No ano retrasado eu resolvi brincar de criar um planner de leitura no Canva, bem simplinho. Ano passado, fiz uma segunda versão mais elaborada e, inacreditavelmente, mais de 1000 pessoas acharam isso uma boa ideia – esse é o número de downloads que nosso arquivo teve, o que foi bastante surpreendente considerando que nem divulgamos tanto assim.

Fundamentalmente, eu queria alguma forma de retomar o hábito diário e inegociável de leitura. Depois de passar pela máquina de moer carne humana que foi fazer um mestrado e trabalhar em dois museus ao mesmo tempo dois anos lendo pouco para além dos compromissos acadêmicos e profissionais, voltar a ler por prazer estava sendo inacreditavelmente difícil. Nunca parei totalmente com a leitura, mas me vi horas jogando canastra no celular quando podia estar com um livro na mão.

Então, eu fui a primeira usuária dos planners e posso afirmar: riscar cada bolinha de data para assinalar que, naquele dia, eu li pelo menos 20 minutos, foi uma fonte de grande satisfação ao longo desses dois anos e me ajudou a voltar a ser a traça que eu sempre fui. Resultado: em 2025 eu li 81 volumes (até agora), sem correria, sem sacrifício. Só voltando a ler no transporte público, na academia e, principalmente, nos momentos de pausa. Meu mínimo inegociável é: vinte minutos por dia.

Assim, revisitei o arquivo do planner 2025 e criei o de 2026 com algumas novidades:

  • Um espaço a mais por mês – agora dá pra anotar nove livros.
  • Um espacinho para colar a miniatura das capas, ou soltar a imaginação colorindo.
  • Um bingo literário, pra gente buscar novos gêneros, autores, origens – enfim, descobrir novas leituras.
  • Um paginômetro, para marcar quantas páginas foram lidas por mês.
  • Um perfil de leitura, para sabermos como anda nossa diversidade literária.
  • Uma página para o #DesafioLeiaOBrasil, com o calendário dos estados que serão lidos em 2026 (saiba mais sobre o desafio aqui).

Ao mesmo tempo, fiquei pensando bastante se deveria deixar a coisa tão complexa. Sei bem de como essa lógica produtivista associada aos nossos hobbies pode fazer mal a algumas pessoas. A intenção não é deixar ninguém estressado nem ansioso, pelo amor das deusas. Use o planner da forma como você quiser, ignore os desafios e só anote o que já leu, se for melhor para você dessa maneira. Só não deixe de ler.

Enfim, o arquivo esta aí para download gratuito. Logo abaixo imagens de um tutorial da forma mais simples possível de encadernação e também um vídeo (requentado, é verdade) mostrando algumas outras formas de finalizar o seu planner. Fique de olho em nosso Instagram (@lombadaquadrada), pois ano passado eu mesma encadernei alguns exemplares para os nossos seguidores e enviei gratuitamente, só porque sim.

Se curtir, se não curtir, manda um comentário aí embaixo pra gente saber.

E que seja um 2026 de muitas leituras. : )

Tutorial de encadernação com barbante

Vídeo com outras formas de encadernação simples

Deixe um comentário