O filho eterno

Filho eternoEstimulado pelo post de Renata a respeito do livro “A queda”, de Diogo Mainardi, e pelo comentário de Rogério, lembrei de “O filho eterno”, de Cristovão Tezza, que li em 2008, na correta edição da Record. Assim como em A Queda, Tezza nos leva à história de seu filho, nascido com Síndrome de Down.

Uma narrativa em terceira pessoa tenta, sem sucesso, distanciar o autor de sua própria história. A vivência com o filho eterno começa ainda na tensão da sala de parto, no choque da notícia e no modo com a vida do pai vai se adaptar às condições desse filho especial. É impossível ao autor se desgarrar de sua história pessoal, não se imiscuir na narrativa e não nos transmitir suas impressões sobre esse lento processo de adaptação.

O narrador não poupa detalhes sobre como vai se acostumando, não sem muito sofrimento, à vida de um filho que dele dependerá, que a ele estará eternamento ligado.

Uma frase do livro, muito difundida, sempre me vem à mente para definir esse processo em que a mente do pai precisa achar um modo de entender o que é aquele filho em sua existência: “um filho é a idéia de um filho; uma mulher é a idéia de uma mulher. Às vezes as coisas coincidem com a idéia que fazemos dela, às vezes não”, diz o narrador.

Professor de literatura, Tezza maneja com precisão as técnicas narrativas e, por vezes, o livro soa como um exercício de virtuosismo, o que o torna um pouco cansativo em alguns momentos. São páginas logo superadas por saborosas histórias, como a da paixão incondicional de pai e filho pelo Atlético Paranaense. E que emocionam, nas conquistas paulatinas da capacidade de comunicação entre o mundo interior da criança e seu pai/narrador.

Para quem andou passeando pelas páginas de “A queda” sem ter lido ainda “O filho eterno”, fica a dica de uma leitura de primeira qualidade, reconhecida por prêmios e críticas muito favoráveis a um livro que colocou Cristovão Tezza no cenário da literatura nacional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s