Ataques psicóticos em festas literárias

486246_437273692960962_193428777_n

Toda festa literária que se preze arma uma tendinha improvisada em que instala sua livraria oficial, na qual são vendidos os livros dos autores participantes, um punhado de outros títulos e badulaques em geral – ultimamente se destacam sacolinhas ecológicas com a marca do evento a preços exorbitantes. Não oferecem desconto e muito menos títulos exclusivos mas, por algum motivo obscuro, as livrarias oficiais de festas literárias são uma espécie de ringue de bibliófilos: vale tudo, até cotovelada, para garantir o melhor lugar na frente da prateleira e acesso privilegiado aos livros que ela contém. As filas são caracóis intermináveis que serpenteiam por entre as mesas  e as pessoas enchem as sacolas como se não houvesse amanhã, num ataque psicótico coletivo e certamente muito lucrativo pra livraria em questão. Às vezes, a agonia se justifica pela presença dos autores no hall ao lado autografando seus livros para quem conseguir enfrentar as duas filas – a da livraria e a dos autógrafos – no exíguo tempo que o evento disponibiliza para este tête-à-tête fugaz. Mas na maior parte do tempo, não há autor autografando e a livraria permanece lotada, para desespero dos cachorros de rua que precisam assistir a esse esquisito espetáculo montado exatamente no lugar em que costumavam cochilar antes de a cidade ser invadida por bárbaros.

Durante os cinco dias de Flip, os viciados autores deste Blog visitaram a tenda da Livraria da Travessa todos os dias e levaram 11 títulos para casa, alguns relacionados às discussões da festa, outros não. Veja quais livros foram parar nas nossas estantes e por quê:

Caetés (Graciliano Ramos) – Edição comemorativa de 80 anos do primeiro romance do autor homenageado. Edição linda da Record, com capa dura e ensaios analisando a obra.

Histórias de Alexandre (Graciliano Ramos) – Uma das histórias desse livro, teoricamente infantil, foi mencionada na segunda mesa em homenagem a Graciliano. Empatia na hora, livro na sacola.

O sonâmbulo amador (José Luis Passos) – Participamos dessa mesa pra ouvir Paulo Scott e “descobrimos” José Luis Passos, que foi também mediador dos dois debates  em homenagem a Graciliano – e, é preciso dizer, nunca houve mediador tão pertinente e sarcástico. Paixão à primeira ouvida. Livro na sacola e devidamente autografado. 

Habitante irreal (Paulo Scott) – Esse livro estava esbarrando na gente desde o ano passado, então nada apropriado do que aproveitar o pós-debate pra sair da Flip com um exemplar autografado. Além disso, admiro a coragem de Paulo Scott: deixou uma consolidada carreira de advogado pra viver de literatura. Se garantiu.

The History of Art (Gombrich) – Tava passando por uma estante e um exemplar pulou no meu colo. Juro.

Retratos Parisienses (Rubem Braga) – Escolha de Carlos, creio que altamente influenciada pela ida recente ao Museu da Língua Portuguesa, que está com exposição (linda, aliás), em homenagem ao autor.

O Africano (Le Clézio) – Outro que pulou no colo. Como são carentes, esses livros.

Massa e Poder (Elias Canetti) – Canetti é satisfação na certa. Nesse livro de ensaios, ele analisa a ascensão de Hitler ao poder com apoio do povo alemão.

Prelúdio da Cachaça (Camara Cascudo) – Precisa explicar?

O que os cegos estão sonhando? (Noemi Jaffe) – Noemi foi mediadora de uma das mesas da Flip, que nem assistimos. O livro, baseado nos diários de sua mãe (ou avó?) depois de libertada de Auschwitz, veio pra sacola porque acompanhamos resenhas sobre a obra e tudo indica que seja ótimo.

Veneno Remédio – O Futebol e O Brasil (José Miguel Wisnik) – Em meio aos tardios protestos contra a copa no Brasil e a mensagem subtendida de que tudo não passa de circo, um livro pra refletirmos sobre a importância desse esporte como parte da cultura nacional. Estava na mira há anos.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s