The Complete Peanuts 1973-1974

PeanutsNão tem nada mais constante na cabeceira da minha cama do que os volumes da Fantagraphics para a série Peanuts, de Charles Schulz. A coleção primorosa abarca toda a produção do criador de Snoopy: 50 anos de tiras diárias, ininterruptas, de 1950 a 2000.  Acho que só Calvin e Haroldo me são mais caros do que Charlie Brown e sua turma. Assim como os personagens de Bill Waterson, os de Schulz tem a qualidade rara de tratar de questões sérias sem perder nem a ironia, nem a inocência – coisa que não me entra muito na Mafalda de Quino.

E nisso ele é vertiginosamente constante, repetindo ao longo dos anos as mesmas situações e as mesmas piadas, incrivelmente sem perder a graça – mas também não sem causar surpresa de vez em quando, como vocês verão em instantes. Nesse volume com as tiras publicadas entre 1973 e 1974, aparece bastante minha persona preferida de Snoopy – o escritor, mais sarcástico do que nunca – e Sally começa o seu diálogo surreal com o prédio da escola.  

Mas o que mais me chamou a atenção nesse volume foi a tirinha do dia 6 de novembro de 1974. Franklin, o primeiro personagem negro da série, joga Hockey sozinho no lago. Patty se aproxima, patinando:

peanuts-nov-6-1974

Franklin baixa o bastão e termina a tirinha imóvel e mudo, como fiquei eu depois de lê-la. Schulz não era muito dado a abordar questões sociais tão diretamente; na verdade, era até bem alienado quanto a isso. Fiquei imaginando se a tirinha foi inspirada em algum fato recente da época e qual teria sido a intenção dele – a princípio, achei que pudesse ser uma crítica mais forte do que o habitual ao racismo americano, uma tentativa de “mafaldizar” a tira por um dia.

Uma rápida pesquisa no Google me levou a um post Wiki sobre Franklin, que remete diretamente a esta tirinha e a polêmica que ela causou na época, revoltando vários leitores. Vejam abaixo a carta que ele mandou para uma das pessoas  que escreveu reclamando (do site The Sneeze). Ao que parece, Schulz achou mesmo que estava apenas fazendo uma piada…

letter

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s