E lá vamos nós para o quinto vídeo do canal do Lombada Quadrada no YouTube, desta vez estrelado por um velho conhecido do blog, o escritor mineiro Jacques Fux. Neste episódio, falo sobre o livro de ensaios lançado pela editora Relicário em que Jacques volta a analisar a obra do francês Georges Perec a partir dos jogos matemáticos que ele propunha na base dos seus textos – só que agora, com foco no subjetivo.
Judeu, Perec ficou órfão muito cedo: o pai morreu na Segunda Guerra Mundial e a mãe assassinada no campo de concentração de Auschwitz. Jacques então elabora sobre como brincar com a matemática em sua literatura foi a forma encontrada por Perec para lidar com o trauma da perda, criando uma certa ordem em um mundo bastante caótico. O tema é incrível, e o livro idem.
Uma correção necessária: no vídeo, eu falei que Jacques Fux ganhou o Prêmio São Paulo de Literatura em 2011. Na verdade, foi em 2013 (sorry!).
Literatura e Matemática, que também aparece no vídeo, já foi resenhado no blog – veja aqui.
Não esqueça de assinar o canal pra receber as atualizações! E se gostar da resenha, comprando na Amazon por este link, você ajuda a manter o Lombada Quadrada.