Eita, que o Lombada Quadrada chegou em cima da hora com as dicas de presentes para amigo secreto ou oculto – depende de onde você está –, festa da família ou uma lembrancinha de boas festas para pessoa querida.
Vai ser pá pum, com seis dicas, e onze opções de livros. Corre pra livraria que ainda dá tempo.
Pacote Annie Ernaux
A Nobel de Literatura chegou com tudo nas livrarias em novas edições e lançamentos da Editora Fósforo. Nesta resenha, comentamos sobre O lugar, O acontecimento e O jovem. Ainda tem Os anos, que não foi resenhado. A ideia é mesmo comprar dois, três ou quatro. São livros pequenos, de bom preço e foram um conjunto impactante sobre a obra da autora francesa. É mais um reforço à ideia do #leiamulheres para difundir a produção literária das autoras de todo o mundo.
Para quem gosta de aventura, Tamara Klink
Sim, você já ouviu falar do sobrenome. Mas se engana quem acha que a velejadora Tamara Klink saiu navegando solitária pelo Mar do Norte à bordo da Sardinha, seu veleiro, com uma ajuda preciosa do pai. Entre muitos perrengues, alguma tranquilidade de “mar de azeite”, saudades, inseguranças, medos e certezas, a jovem navegadora relata em Mil milhas, como saiu de uma pequena cidade da Noruega para chegar semanas depois na costa da Normandia, na França. Escrito com leveza, altas doses de confissões pessoais, muita poesia, transbordando, literalmente, um profundo amor pelo oceano. A edição é da Peirópolis. Ótima dica para leitores e leitoras jovens ou pessoas que se amarram em aventuras. Se quiser dar um presente mais robusto, pode combinar a compra com o clássico de Amyr Klink, Cem dias entre céu e mar, comentado neste vídeo.
Biografia de um dos maiores poetas da língua portuguesa? Tem.
Tem uma galera que é muito chegada em biografias. Devora com afinco as histórias de pessoas famosas, ou nem tanto. Que tal conhecer a atribulada e intensa vida de João Cabral de Melo Neto, escrita com maestria por Ivan Marques. Pesquisa meticulosa, transformada em um texto leve, apesar de grande. O que faz o leitor pular de capítulo em capítulo para conhecer as desventuras, aventuras e os processos de criação das obras do autor de Morte e vida Severina, O cão sem plumas e outros clássicos da poesia em língua portuguesa do século XX. Quem receber o presente não vai parar de te mandar mensagens contando as passagens mais saborosas do livrão. A edição é da Todavia. João Cabral de Melo Neto – uma biografia, foi resenhado pelo Lombada.
Crônicas geniais do mestre Antonio Maria
A crônica de jornal é um gênero brasileiro por excelência. Nossa seleção de cronistas daria uma escalação de primeira, começando pelo Pelé dos textos curtos, Rubem Braga e passando por Carlos Drummond de Andrade, Fernando Sabino, Clarice Lispector, Paulo Mendes Campos, Otto Lara Resende, Ruy Castro, Carlos Heitor Cony e tantos outros e outras. O gênero continua povoando páginas (e portais) de jornais, mesclando nomes históricos como Ignacio de Loyola Brandão com novidades alvissareiras, como Giovana Madalosso e Mariliz Pereira Jorge. Mas um cronista essencial de toda essa história precisava ser trazido à luz. O pernambucano Antonio Maria, cuja coletânea Vento vadio, organizada com esmero por Guilherme Tauil abarca praticamente toda a produção do genial multiartista, cujo texto, leve, lírico, confessional, vai ganhar o coração da afortunada pessoa que ganhar o volume de presente. É mais uma edição da Todavia.
É sangue no olho, é tapa na orelha, com a poesia não tem brincadeira!
Tomo emprestados os versos de um canto da mais incrível torcida de futebol do planeta para falar de duas obras de poesia cuja leitura foi um tapa na orelha, tamanha a beleza e o impacto. As sugestões para presentes poéticos são do grande ganhador do Prêmio Jabuti de 2022, Jamais guardamos pedras aqui, de Luiza Romão, publicado pela Editora Nós¸ e o novo livro de Mar Becker, Sal, em edição da Assírio & Alvim. Em comum, a juventude das autoras, uma linguagem poética que foge dos cânones, e a forte presença do olhar das poetas sobre questões femininas e feministas.
Uma onça pintada e seu tiro certeiro…
Melhor romance do Jabuti 2022 e terceiro no Prêmio Oceanos, O som do rugido da onça, de Micheliny Verunschk é presente certeiro para sua amiga ou seu amigo levarem para as férias. No século XIX, uma menina da nação Miranha é arrancada da Amazônia para ser levada como objeto de exposição a Munique. A narrativa se alterna entre a jornada para além-mar, as agruras do cativeiro alemão, povoada com uma carga de fantástico, vinda dos mitos e histórias indígenas e a ligação da menina com as matas, os animais e os rios, com um pé nos dias atuais e na distopia chamada Brasil. Poesia e prosa, em um romance que desnuda o processo de elaboração da escrita, que se mostra explícito no posfácio da autora. Editado pela Companhia das Letras.
Todos comprados, alguns já lidos . Reforço a recomendação do Vento Vadio, que homem sedutor o Antonio Maria, todos de Annie Ernaux e a surpreendente e biografia do grande João Cabral de Melo Neto.
Aproveito também para recomendar O Parque das Irmãs Magníficas de Camila Sosa Villada, uma impactante surpresa.
Ótima Natal.
CurtirCurtir
Opa, obrigado pelo comentário. De fato, pela escrita, Antonio Maria seduz. E, pelo que se diz, era um sedutor profissional ao vivo. Gostei da palavra surpreendente para a biografia de Cabral. Exprime o que senti, pois esperava algo mais centrado na obra poética e o autor trouxe à tona a riqueza e a complexidade da vida da poeta. Vou ficar de olho na sua dica. Boas festas!
CurtirCurtir