Os livros de 2019 do Lombada Quadrada

O danado do ano de 2019 parecia nunca acabar. Foi um período duro para quem ama cultura, preza a liberdade de expressão e deseja ver uma sociedade menos desigual, em todos os sentidos. Foi um ano de ataque permanente. Um ataque irracional, violento e carregado de mentiras e preconceitos. E quem respira livros, museus, canções, artes plásticas, dança, teatro, cinema, sentiu-se como o povo de Bacurau, assediado por atiradores. Mas foi preciso resistir. Tal como na vila do filme de Kleber Mendonça Filho, os autores do Lombada Quadrada apelaram para poderosos psicotrópicos de resistência cultural: os livros.

E como lemos neste ano. Renata chegou a 70 volumes e Carlos, a 91. Com muita diversidade. Teve romance, poesia, contos, livros de não ficção, infanto-juvenis, quadrinhos, cinema, teatro. Não por acaso, quando a distopia bateu à porta de todos nós, devoramos muita fantasia e ficção, com especial atenção para autores como Ursula K. Le Guin, Margareth Atwood,  Stanislaw Lem, entre outros, que ao imaginar futuros sombrios, falam muito do nosso presente. Carlos leu 9 livros do gênero e Renata, 8.

Neste ano,  estabelecemos também um desafio particular. Cada um de nós escolheu para o outro uma leitura. Com isso, depois de anos de insistência, ela conseguiu me fazer ler (e adorar) a trilogia O Senhor do Anéis. E para Renata, escolhi o clássico de Lévi-Strauss, Tristes trópicos, que ela acabou por colocar entre seus livros do ano.

Vamos aos números:

Renata leu 70 livros. 46 de autores brasileiros e 24 estrangeiros. Foram 38 escritores homens, sendo um homem trans, e 32 escritoras mulheres.

  • Romances: 25
  • Poesia: 11
  • Não ficção: 16
  • Cinema/teatro: 3
  • HQ: 1
  • Infantojuvenil: 4
  • Contos: 10

Carlos chegou aos 91 livros. 53 de autores brasileiros e 38 estrangeiros. Foram 53 homens e 39 mulheres.

  • Romances: 53
  • Contos: 13
  • Não ficção: 10
  • Poesia: 8
  • HQ: 4
  • Teatro: 1
  • Infantojuvenil: 2
  • Livros em espanhol: 3
  • Livro em francês: 1

Para matar a curiosidade e conhecer tudo que lemos em 2019, vocês podem visitar os nossos desafios de leitura, que fazemos todos os anos pela plataforma Goodreads, e que recomendamos como um ótimo aplicativo para cadastrar livros de sua biblioteca e controlar o que foi lido, classificar, escrever pequenas resenhas e compartilhar com amigos. Os 70 livros de Renata estão neste link e os 91 de Carlos aqui.

Ah! 2019 também foi um ano em que recebemos muitos livros de editoras parcerias, amigos escritores e autores e autoras que não conhecíamos mas nos procuraram pelo blog. Agradecemos a todas e todos e, para quem ainda não foi lida/o e comentada/o, um pouco de paciência, porque a lista é grande e a gente ainda tem de dividir as horas de leitura com as atividades profissionais que pagam nossos boletos.

O balanço qualitativo do ano é excelente. Entre muitos altos e pouquíssimos baixos, em 2019 batemos recorde de coincidências entre leituras do ano, aqueles livros que mais nos tocaram. Seis livros em comum foram eleitos pelo Lombada como os melhores do ano..

Além disso, Renata escolheu mais 7 leituras do ano e Carlos mais 9. É bom lembrar que nessas escolhas têm lançamentos, clássicos, releituras e primeiras leituras de livros mais antigos. Vamos às listas? Os livros já resenhados pelo blog estão com os links.

Boa leitura e que 2020 nos seja mais leve!

Lombadas 2019

 

Escolhas de Carlos e Renata – Os melhores do ano do Lombada Quadrada

 

Renata

 

Carlos

 

Lembrando: quando você compra qualquer livro na Amazon usando nosso link, você ajuda a manter o Lombada Quadrada.

4 comentários sobre “Os livros de 2019 do Lombada Quadrada

      1. Já está a caminho: Tarde Demais Eu Te Amei. Do verso de Santo Agostinho. Sobre o Amor. Terminar a trilogia.

        Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s