O ano do Lombada em números

O Lombada Quadrada é só o hobby de um casal maluco por livros. Ainda assim, foi uma alegria imensa constatar que fechamos 2017 com 45.593 pageviews, uma média de 3,7 mil por mês. Que exista tanta gente interessada em ler sobre livros é um grande alento nesses tempos em que o obscurantismo volta a rondar o Brasil.

A gente acompanha atentamente as estatísticas do blog a cada post publicado – afinal, mesmo quem escreve despretensiosamente, quer ser lido. Ficamos tão felizes com os resultados que pensamos em compartilhar alguns números interessantes com vocês ;).

Metas de leitura

59 livros    |    Renata
54 livros    |    Carlos

Ambos batemos a meta anual de leitura, que é de 52 livros por ano – ou um por semana. Aproveitamos bem o transporte público, as filas de espera, as viagens e as horas livres! \o/. Sem considerar que lemos alguns livros iguais, foram 113 no total, sendo:

POR GÊNERO
64    |   escritores
49    |   escritoras

POR ORIGEM 
64   |   brasileiros
49   |   estrangeiros

POR GÊNERO
62   |   romances e novelas
13   |   contos
12   |   poesia
11   |   não-ficção (história, ensaio, fotografia, etc.)
6     |   teatro
4     |   infantis
3     |   histórias em quadrinhos
2     |   biografias

Ficamos aquém da nossa meta de ler igualitariamente homens e mulheres – eu terminei o ano devendo cinco escritoras e Carlos mais 10. De qualquer forma, seguimos firmes no propósito de trazer mais livros escritos por mulheres pra nossas estantes, por acreditar que há muito trabalho de qualidade sendo relegado pelas editoras, livrarias e crítica especializada. Prova é que, pelo segundo ano seguido, todos – repito, TODOS – os livros eleitos como melhores pelo blog foram escritos por mulheres.

Para ver a lista completa do que lemos ao longo de 2017, basta clicar nos links acima. Eles levam direto pra página do Reading Challenge de cada um no Goodreads.

 

Os dez posts mais lidos

2.181   |  7 livros para entender a questão racial*
1.729   |   10 mulheres pra ler em 2017
1.400   |   7 (ou 27) livros que formaram um leitor
1.252   |   6 temas que fazem dos romances de Elena Ferrante uma síntese do século XX
1.242   |   14 livros de cabeceira*
1.017   |   12 mulherões da p*$%@ na literatura
841      |   Skoob x Goodreads*
835      |   Do quê as mulheres precisam para escrever
796      |   15 livros para curtir as férias*
774      |   O que você vai ler em 2017?

Sete dos dez posts de maior audiência são listas. Das duas, uma: ou nossos leitores realmente vêm aqui buscando indicações de leitura – e por isso, procuraram posts em que vão encontrar várias dicas reunidas – ou os algoritmos priorizam a distribuição desse tipo de conteúdo, na esteira do sucesso de sites como BuzzFeed.

Outra questão interessante: dos dez posts mais lidos, quatro são antigos (os marcados com asterisco), inclusive o Top #1. Ou seja, as pessoas não estão chegando ao Lombada apenas pelos links do Facebook, mas também por mecanismos de busca – o que é ótimo.

Vendas na Amazon

Pessoas que visitaram o blog compraram 26 livros na Amazon este ano, rendendo pra gente a fortuna de R$ 68,71 em comissões. Além do ranking dos melhores, as mulheres também dominaram a lista dos mais vendidos do Lombada. Com quatro exemplares da Série Napolitana, Elena Ferrante é nossa campeã de vendas em 2017. Mas fiquei especialmente orgulhosa de ter instigado duas pessoas a comprarem Sem importância coletiva, de Daniela Lima, um dos meus livros preferidos do ano.

Claro que a grana ajuda a pagar despesas como a assinatura do WordPress, mas nem de longe este é o nosso objetivo. Se podemos dar aquele empurrãozinho pra pessoa encomendar o livro assim que termina de ler a resenha, porque não? A gente quer mesmo é que a literatura domine o mundo!

Dos livros resenhados aqui no blog, ajudamos a vender:

2   |   História de quem foge e de quem fica, de Elena Ferrante
2   |  Sem importância coletiva, de Daniela Lima
2   |  Um teto todo seu, de Virgínia Woolf
1   |  A amiga genial, de Elena Ferrante
1   |  História da menina perdida, de Elena Ferrante
1   |  A teta racional, de Giovanna Madalosso
1   |  Pedro Páramo, de Juan Rulfo
1   |  O conto da aia, de Margareth Atwood
1   |  A arte e a maneira de abordar o seu chefe para pedir um aumento, de Georges Perec

Os outros livros vendidos – incluindo um para colorir (!) – não foram resenhados no Lombada.

Não menos relevante: ajudamos J. K. Rowling a ficar mais rica vendendo um exemplar em inglês de Animais fantásticos e onde habitam. De nada, Johanne.

Termos de busca

Em 2017, as pessoas chegaram até o Lombada dando um Google em termos como:

Livros finos que viraram filmes 
blog literatura 
lombada quadrada
livros de cabeceira 
poema sobre sotaque paulista 
virginia woolf as ondas 
“segredos da ficção” + “beltrao”
site literatura racismo para adolescentes

“Livros finos que viraram filmes” continuam um mistério pra gente…

É isso, pessoal. Que 2018 traga estantes abarrotadas para todos nós. ❤

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s